Provavelmente esta pergunta já apareceu na sua cabeça algumas vezes e na sequência algumas outras como: O que é inovação? Onde devo inovar? O que eu preciso fazer para inovar em seguros? Sou capaz de inovar?

Vou te ajudar respondendo a estas perguntas:

O que é inovação?

A inovação é um processo de fim a fim, no qual se inicia com o mapeamento de uma necessidade, seguida de pesquisa de campo, estudo para entender se uma solução ajuda a resolver uma necessidade com a aplicação de testes e por fim, defender a sua implantação. Este é um processo contínuo, no qual a inovação que foi implantada precisa de nova análise e testes para continuar funcionando bem.

Sim! Isso mesmo, uma inovação não implantada acaba sendo só uma ideia nova.

Onde devo inovar?

Não existe restrição por uma área e muito menos um processo em específico, em outras palavras, é possível promover a inovação em qualquer área da empresa, seja no jurídico, financeiro, operações, tecnologia, serviços a clientes ou comercial.

Ainda assim, sem dúvidas que há áreas com mais ou menos chances de inovar. Você deve ter em mente também que existe mais chance de conseguir levar adiante as inovações incrementais que são aquelas nas quais se torna mais fácil estimar os resultados porque agrega valor a um processo que existe atualmente. Já as inovações disruptivas podem mudar tanto o que existe que às vezes nem se tem ideia de qual resultado será gerado a partir disso.

O que eu preciso fazer para inovar em seguros?

A inovação começa do seu desejo em executar alguma atividade de forma diferente ou de forma a produzir um resultado maior ou melhor do que o obtido atualmente. Então, o primeiro de tudo é ter a motivação, o famoso “querer”!

Sou capaz de inovar?

Sim, todos são capazes de inovar.

Você não precisa ter um alto cargo de gestão ou trabalhar na área de inovação, basta ter as motivações certas e terá bastante sucesso!

Geralmente se relaciona uma pessoa criativa a uma pessoa inovadora, mas acredito que as pessoas inovadoras são as pessoas curiosas, que se perguntam como isso é feito hoje e como poderia ser feito de forma diferente e melhor.

Como sabemos, entre o início e o fim há uma infinidade de fluxos diferentes e compartilho aqui algumas dicas de como inovar em seguros.

7 dicas valiosas para inovar em seguros

  1. A inovação precisa ter um objetivo para que ela passe pelos estágios até chegar na sua implantação, desta forma, se preocupe em basear em identificar se ela tem potencial de aumentar as vendas criando um diferencial de produto frente ao mercado, reduzir o custo trazendo eficiência operacional ou aumentar a satisfação dos clientes reduzindo a chance deles cancelarem (churn) suas apólices ou deixando de renová-las.
  2. Geralmente a palavra inovação está ligada a grandes resultados, mudanças radicais ou tecnologia da NASA, mas ela pode acontecer em pequenas coisas e sem muita complexidade. O simples fato de alterar um formulário para solicitação de um pedido de endosso por exemplo pode contribuir para aumentar as vendas criando um diferencial, reduzir o número de reclamações e por consequência o número de segurados insatisfeitos com este processo e trazer eficiência operacional pois o novo formulário é processado em menor tempo e esforço da seguradora.
  3. Um bom resumo do mapeamento que fez sobre a necessidade e a(s) solução(ões) trará aos decisores uma maior clareza do impacto que sua ideia surtirá na empresa e como ela deve ser priorizada dentre as demais atividades programadas no ano. Dito isso, prepare um discurso curto para que possa aproveitar qualquer oportunidade de falar sobre isso e diga claramente os resultados esperados após sua análise. O desafio é conseguir explicar de uma forma clara e prática que seja entendido por uma criança de 10 anos!
  4. Sempre que possível, traduza os resultados em números como por exemplo: aumentar em 5% as vendas do seguro de vida, reduzir em 10% o custo para análise da Declaração Pessoal de Saúde, aumentar em 20% o nível de satisfação do segurado e assim vai.
  5. Coloque-se no papel de quem tem a autoridade para aprovar sua proposta. De quais informações precisa para decidir? Se te perguntarem do que precisa, você tem isso claro? Tudo isso precisa estar no seu material.
  6. Aumente seu networking dentro, fora da empresa e até mesmo de outras indústrias, com o propósito de trocar experiências e adicionar outros pontos de vista. Pense que num ambiente fechado ou isolado é difícil que a inovação chegue lá.
  7. Tente envolver mais pessoas neste processo, seus gestores e pares. A inovação dificilmente é construída a partir de uma só cabeça e como diria o ditado, várias cabeças pensam melhor que uma. Isso te ajudará a deixar seu mapeamento inicial mais validado e completo, assim como no estágio posterior que é o de obter aprovação.

Ficou com dúvidas? Além de cursos, vídeos e livros, é possível contar com a expertise de um conselheiro consultivo como a rini para estas etapas

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